Em referência a este tema, abordaremos neste post a importância da motivação no ambiente de trabalho e suas consequências positivas em trabalhar desta forma, transformando não somente no nosso trabalho, bem como dos colegas e clientes.
Abordaremos também sobre os resultados dos times que não incorporam esta ideia dentro das empresas e suas consequências para que você possa evitar a cometer este ato.
Iremos mostrar para você o caminho da conquista da motivação no trabalho para que possas ser um estilo a ser buscado, aprimorado por você, inspirando os demais colaboradores de sua empresa.
Ter um funcionário envolvido com os objetivos da empresa e se dedicando para ter o melhor desempenho é a meta de qualquer organização.
Quanto mais o empregado está motivado, maiores serão os ganhos da companhia, pois os colaboradores são os principais responsáveis pelas entregas e resultados da corporação.
Quando o trabalhador está motivado, seu bem-estar aumenta. O que contribui para que ele tenha uma vida mais saudável. O estado mental pode afetar o metabolismo, elevando a imunidade.
Entre as vantagens de contar com esse diferencial, destaca-se o favorecimento da tomada de decisões sólidas, a melhoria na comunicação e também no ambiente de trabalho, além da redução da rotatividade e do absenteísmo.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria 4hunter, com mais de 500 profissionais, as principais causas de falta de motivação no trabalho são salário abaixo da expectativa, clima pesado e falta de reconhecimento profissional.
Vamos conhecer as consequências que estes refletem nas empresa?
Consequências da falta de motivação no ambiente de trabalho
Antes as pessoas eram vistas apenas como recursos, hoje são reconhecidas como as principais fontes de crescimento e desenvolvimento organizacional.
Deve-se, portanto, considerar fatores comportamentais do indivíduo que podem comprometer seu desempenho e interferir em seus resultados.
Uma equipe desmotivada gera diversas consequências negativas para uma corporação. Principalmente porque, para um funcionário desmotivado, as atividades da empresa não são consideradas prioridades.
Isso significa um boicote severo à produtividade, o que resulta em atrasos constantes, aumento do número de afastamentos, desperdícios de matéria prima, dentre outros comportamentos que corroem as bases éticas da equipe, além de oferecer um prejuízo geral em todo o trabalho. Isso, consequentemente, acarreta na queda das vendas e perda da lucratividade.
Um indivíduo que não tem suas necessidades atendidas, não terá satisfação necessária para desempenhar as suas atividades com qualidade no trabalho.
O desempenho de um indivíduo depende muitas vezes de algo que o inspire para manter um sentimento de motivação ao desempenhar tarefas rotineiras.
Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de motivar uma organização e suas equipes para garantir uma boa performance de um negócio como um todo e, consequentemente, uma vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.
Na abordagem a seguir iremos compartilhar dicas de como estimular a motivação de seus colaboradores.
Fomentar a motivação pessoal da organização é um dos principais pontos para que os colaboradores possam aumentar seu nível de participação, comprometimento e de relacionamento com os pilares da empresa.
Como estimular a motivação no ambiente de trabalho?
A Right Management realizou uma pesquisa e chegou a conclusão de que dentre os profissionais motivados, são 50% mais produtivos. 30 mil pessoas de 15 países foram entrevistadas, dentre essas, 10 eram brasileiras.
A motivação no trabalho é fundamental para os resultados da organização, pois estimula o funcionário a alcançar a excelência no desempenho e ainda promove a melhoria nas metas, produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Quando o funcionário é estimulado a isso, também consegue progredir na carreira, pois tem razões para almejar uma promoção e crescer junto com a companhia.
Por isso, quando a organização ou líder promove a evolução dos profissionais, os efeitos são satisfatórios para ambos.
Depois de compreender a importância do estímulo no trabalho, é hora de aprender a qualificar esse aspecto. Para isso, separamos dicas que vão auxiliar Você a chegar neste processo.
- Tratar todos igualmente reconhecendo seus valores– é pela igualdade que começa o processo de incentivo, lembrando que todos, em setores diferentes, têm a mesma importância dentro da empresa. Todos tem um papel fundamental dentro da empresa.
-
Investir em capacitações e atividades extras- proporcionar cursos, trabalhos voluntários, aprimoramento na sua equipe, a diferenciando e reconhecendo seus talentos.
-
Estabelecer metas e passar feedbacks – os feedbacks têm grande influência na motivação. Seja ao transmitir dicas ou ao ouvir o funcionário, esse momento permite aumentar o engajamento e a satisfação com o trabalho realizado. Transparência.
-
Criar relacionamento e empoderar os funcionários- conhecer e valorizar os profissionais traz muitos benefícios. Para tanto, é preciso transmitir e ganhar a confiança.
-
Oferecer um ambiente agradável e com socialização – quanto mais confortável a pessoa se sentir, mais facilidade terá para desenvolver seu papel.
Para complementar sua leitura, e motivar sua equipe, leia o artigo:
Neste momento estamos vivenciando uma situação atípica, caso você não esteja se sentindo motivado, perdeu o brilho no seu olhar, suas atividades estão rotineiras, sua equipe não apresenta uma diferenciação, estão mecanizados?
Vamos juntos recuperar a sua motivação e ou de seu grupo?
Estou esperando seu contato para alinharmos este caminho e termos uma equipe motivada, diferenciada, realizando a lapidação necessária para seus diamantes brilharem novamente.
No site tem o formulário para preencher e encaminhar e ou whatsapp para conversarmos. Envie sua necessidade.