Comportamento como diferencial

Gostou do artigo, então compartilhe!

Comportamento é a chave do sucesso profissional

comportamento

Comportamento profissional é hoje o diferencial nas empresas. O mercado de trabalho tornou-se mais dinâmico, mais tecnológico e com diversos tipos de pessoas e clientes com quem conviveremos diariamente.

A maneira como você se apresenta reflete ao mundo a importância que você dá a si mesmo.” Fábio Arruda. Não basta ter uma boa formação, competências técnicas e um ótimo currículo. O comportamento profissional diante das mais diversas situações e do relacionamento com seu gestor, colegas de trabalho, clientes e outras pessoas em sua volta conta diversos pontos para alcançar o sucesso na carreira.

O conhecimento técnico é possível aprender; porém o comportamento não tem como mudar, alterar; este vem de berço, da convivência e aprendizado das pessoas durante a sua vida.  Hoje é o maior motivo demissional das empresas; pois os colaboradores não estão sabendo adequar o seu comportamento no ambiente profissional.

Quando abordamos sobre comportamento, falamos de modo geral, como: cuidado na imagem, cuidado nas palavras ( gírias), cuidado na atenção para com os clientes internos e externos, respeitar a hierarquia.

Comprometimento, respeito e colaboração são, por exemplo, alguns fatores que as companhias têm observado na hora de contratar novos funcionários.

Os valores que os gestores desejam no ambiente profissional são simples, veja alguns deles:

Respeito

É a principal característica analisada, já que algumas pessoas tendem a subjugar outros funcionários e a tratá-los de forma desrespeitosa quando assumem um cargo mais elevado, criando um ambiente de trabalho ruim e desmotivador para os colegas.

Cooperação

O que se espera de qualquer funcionário dentro de uma empresa é que ele cumpra com suas tarefas. Entretanto, algumas pessoas podem encontrar maior dificuldade em determinadas atividades, por isso, quem demonstra disposição em contribuir com o colega é bem-visto pelas empresas. Afinal, são esses gestos mais humanos que tornam o cotidiano menos pesado e colaboram para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Humildade

Ninguém nasce sabendo tudo, mas algumas pessoas simplesmente não conseguem reconhecer isso. Assim, tornam-se arrogantes e passam a acreditar que não precisam de mais nada e de mais ninguém. Ser humilde é ter a consciência de que nunca se tem todo o conhecimento necessário e que é preciso buscar melhorar sempre. Esse tipo de colaborador consegue evoluir constantemente e sabe identificar com mais facilidade as habilidades dos outros.

Organização

Não adianta ter todas as características citadas e ser uma ótima pessoa no trabalho, se você não consegue ser organizado. Isso impede que as tarefas fluam no dia a dia, e pode prejudicar tanto o seu rendimento quanto o dos colegas.

Valores para o trabalho e para a vida

Especialistas indicam que, para ser uma pessoa bem-sucedida, o desenvolvimento profissional e pessoal devem caminhar juntos. Tentar desenvolver esses valores e colocá-los em prática no seu emprego é uma forma de atingir esse equilíbrio e consequentemente o sucesso em todas as esferas da vida.

Comportamento Profissional e sua Importância

Comportamentos profissional que fazem a diferença na empresa:

  • Pratique a escuta
  • Respeite para com Todos
  • Seja pontual
  • Tenha acabativa nas atividades
  • crie uma imagem positiva na empresa, seja proativo
  • Seja curioso, observe , siga quem você considera um ótimo profissional
  • seja uma pessoa motivada e inspiradora no seu ambiente
  • evite fofocas, não seja multiplicador, não fale mal de seus colegas e ou gestores
  • veja sempre as situações difíceis pelo lado bom, não complique a situação
  • crie resultados e soluções para a empresa, evite os problemas.

Torne o ambiente profissional prazeroso, de crescimento em grupo, se a empresa cresce, você cresce junto com ela. Nós vivemos e convivemos mais com nossos colegas que a nossa família; sendo assim a empresa é uma extensão familiar e deve ser um ambiente de felicidade. Devemos sentir prazer em fazer parte deste grupo.

Para complementar sua leitura, leia o texto: https://rosemarthies.com.br/mercado-de-trabalho-como-chamar-a-atencao-pelas-competencias/


Gostou do artigo, então compartilhe!

Deixe um comentário

avatar