O Poder do Elogio como Transformação nas Pessoas

Gostou do artigo, então compartilhe!

O elogio contagia o ambiente, Pratique!

As palavras tem poder nas pessoas , causam uma ação transformadora. Se  nós soubéssemos o quanto de impacto um elogio faz no ser humano, estaríamos aplicando esta prática diariamente.

O elogio é como se fosse o sangue a fluir pelo corpo, passando por todo este, conduzindo a energia necessária para manter-nos vivos, ativos.

O elogio age da mesma maneira acordando os órgãos a funcionarem de uma forma harmônica e em conjunto para o ser humano vencer todos os desafios. Elogiar é acreditar, apostar, entusiasmar, reconhecer as potencialidades de quem  convivemos, trabalhamos.

É dar uma injeção de animo, felicidade , motivação.

O elogio não precisa ser por atitudes grandiosas, mas sim nos pequenos atos que nos circundam no nosso dia a dia. Mas é possível adotar a prática de elogiar com sinceridade pelas pequenas coisas boas que nossos filhos e companheiro(a) fazem no dia a dia. Um café que nos espera na mesa preparado pela esposa, uma toalha pendurada no varal pelo marido,  o filho que acorda animado para ir para a escola.

Tudo isso são coisas muito simples, mas que podem e devem ser elogiadas. Quando você elogia, deves notar que o semblante da pessoa muda e ela passa a acreditar mais em si. Você age como um remédio de cura, de recuperação para com o outro. O elogio para consigo também deve ser praticado e este deve ser o primeiro.

Procure sempre elogiar, mesmo em algum momento de erro, elogie por ter tentado; quantos ficaram anestesiados, paralisados ou procrastinaram e não fizeram nada.

Se pensarmos no processo inicial de nossa vida, estamos aqui, devido aos elogios que nossos Pais aplicaram em nós. Desde o caminhar, falar, andar de bicicleta, primeiro dia de aula, provas, decepções do primeiro amor… enfim, vencemos todos estes obstáculos pelos elogios, por mostrarem o quanto somos fortes e podemos superar.

Prática do Elogio

A questão é a seguinte: se é tão importante e todo mundo sabe que é bom, por que ainda é tão difícil para muitas pessoas exercerem essa prática?

O elogio, é a arte e exaltar o próximo e, para isso, muitas vezes temos que nos “tornarmos pequenos” para engrandecer os outros. Isso não tem a ver com pequenez e sim com a humildade de reconhecer que as pessoas têm outros talentos diferentes e melhores dos que os nossos. “Uma pessoa com a autoestima valorizada é capaz de trazer resultados surpreendentes para sua vida.

Observe o desenvolvimento de uma criança, por exemplo. Tente criticar um desenho de uma criança e observe o seu comportamento, sua reação de insegurança e timidez. Certamente nesse momento você libertará o “monstro” de sua imaginação e correrá o risco de bloquear para sempre a criatividade dela. Por outro lado, se fizer um bom elogio a esse desenho certamente você verá uma criança feliz e segura.

Comecei a observar o meu dia a dia e constatei que é muito fácil fazer uma crítica, mas bastante raro fazer um elogio. Por exemplo, se somos mal atendidos em algum lugar é muito comum que reclamemos no próprio local ou falemos sobre isso para alguma outra pessoa. Mas se somos bem atendidos raramente agradecemos a pessoa que nos atendeu, elogiando seu trabalho.

É interessante essa constatação, aparentemente fruto da cultura que temos de que fazer bem feito é apenas obrigação. Logo, não haveria espaço para elogios, salvo em situações de realizações excepcionais.  Já as cobranças existem sempre.

Então, quando achares que deves elogiar, não hesite, não poupe palavras, faça-o e você será  retribuído com a felicidade de quem você quer bem e com certeza esta atitude será compartilhada, gerando uma rede de elogios.

Enfim, elogiar com sinceridade é algo bastante interessante que podemos incorporar a nossa vida diária.

Se desejar continuar nesta linha de tema, consulte este outro texto no site:https://rosemarthies.com.br/sentimento-de-intolerancia-um-mal-na-humanidade/


Gostou do artigo, então compartilhe!

Deixe um comentário

avatar