Carnaval e o trabalho em equipe

Gostou do artigo, então compartilhe!

Carnaval modelo de empresa e inspiração

As escolas de samba são empresas que possuem ciclos produtivos a cada ano. Assim que um carnaval chega ao fim, outro já está sendo engatilhado para que no ano seguinte seu produto final, ou seja, o desfile esteja com uma cara completamente nova.

Certamente, saber se reinventar é uma virtude das companhias. Inovar não significa descobrir novas tecnologias ultra complexas, inove no simples! Inove em novos materiais, busque uma nova maneira de atender seu cliente ou de olhar seu público interno.

O medo de algo não sair como o planejado é natural, mas acredite em suas ideias, permita-se sair do óbvio e vá até o fim.

Todos esperam o ano pela chegada do carnaval, pela alegria, pela inovação, alguns até trabalham todo o ano em função do carnaval.

carnaval

Carnaval é geração de renda para a economia, para as pessoas, é  um modelo de empresa  e como tal avaliamos alguns pontos em comum na escolha desta que a representamos.

Afinações com a empresa

Amor a empresa que escolhermos: não escolhemos com quem iremos trabalhar, mas escolhemos a empresa que iremos contribuir, colaborar. Busque conhecer as missões e valores da empresa e avalie a sua compatibilidade.

É mais fácil vestir a camisa quando se acredita. Quando se escolhe uma Escola de Samba do coração é por identificação e tradição.

Equipe afinada: Quando os componentes da bateria não estão no mesmo ritmo, alguns pontos são descontados do resultado final, semelhante ao mundo corporativo. Definir e desenvolver competências individuais reflete no progresso total.O exercício lúdico gera “insights” e reflexões capazes de ampliar o significado de equipe e rendimento coletivo.

Lidar com diferenças: aprender a trabalhar perfis diversificados, aproveitar as competências, habilidades e experiências individuais traz mudança de comportamento e melhoria no ambiente empresarial.

A motivação que envolve os integrantes das escolas de samba é realmente encantadora. É visível a paixão que cada componente carrega consigo. Em média, as escolas possuem em torno de 4 mil integrantes apaixonados, motivados e completamente envolvidos pelo  propósito de levar para a avenida histórias transformadas em arte e samba.

Escola de samba e o universo corporativo

Certamente, no universo corporativo a regra é a mesma (ou deveria ser). Colaboradores apaixonados e engajados pela profissão trabalham melhor. Encontrar paixão por algo já é 50% do caminho conquistado. Não existe motivação maior do que acreditar em um projeto e fazer o possível e o impossível para que ele aconteça. As empresas precisam conquistar seus colaboradores para que eles se apaixonem por elas a cada dia e, consequentemente, apaixone e fidelize clientes permanentes.

Assim, na história do carnaval, além da cultura, alegria e diversão, há uma busca constante pela perfeição. Além de planejamento, definição de estratégia e organização meticulosa, tudo é regido por normas, cooperação, integração e um rígido cronograma. Dessa maneira, o objetivo é fazer a engrenagem imaginária do samba enredo, obter forma e conquistar desenvoltura e harmonia.

Cooperar sempre faz bem e o trabalho em equipe, na prática, passa a ser um elo fortíssimo para intensificar uma importante corrente, capaz de tornar o clima de trabalho ainda mais produtivo. Jamais esqueça que, você passa grande parte do seu dia, no ambiente de trabalho e nada mais satisfatório, do que concretizar suas atividades com a ajuda de pessoas dispostas a seguir com você para o lado correto. Um time vitorioso supera desafios compreendendo a existência da diversidade e acreditando na relevância do treinamento. Sua equipe está pronta para ser campeã?

Para continuar seu aprimoramento e chamar atenção, leia o artigo:https://rosemarthies.com.br/mercado-de-trabalho-como-chamar-a-atencao-pelas-competencias/


Gostou do artigo, então compartilhe!

Deixe um comentário

avatar