Felicidade no trabalho

Gostou do artigo, então compartilhe!

Profissionais felizes e animados com o trabalho têm uma energia contagiosa que tornam outras pessoas incapazes de resistirem a fechar um negócio com você. Esses colaboradores são mais produtivos, o que ajuda no crescimento da empresa.

Abordaremos neste post a importância da felicidade no ambiente de trabalho. O diferencial que ela propicia na empresa e como promovermos ela para fazer o diferencial no grupo de colaboradores.

“Faça o que você ama e você não trabalhará um dia.” ( Confúsio)

E esta frase faz sentido: quando alguém gosta do que faz, o tempo é relativo.

Utopia ou realidade, a busca da felicidade é como um combustível que nos move diariamente a fazer o que fazemos na tentativa ou esperança de alcançá-la.

Os resultados parecem chegar de forma mais fácil, as horas voam e até seu corpo parece reagir de forma positiva, mais enérgica.

Não é preciso entrar em Sócrates e discorrer sobre o que é felicidade para responder a pergunta “o que é felicidade no ambiente de trabalho?”

É estar empolgado para realizar as suas tarefas – e cumprir as metas – e não apenas torcer pela chegada da sexta-feira e lamentar profundamente o fim do domingo.

Quando questionadas se estão felizes em seu trabalho, poucas pessoas afirmam estarem completamente satisfeitas todos os dias. As tensões diárias no trabalho, entre as quais curtos prazos de entrega, projetos desafiadores e relacionamento interpessoal, podem testar nossas emoções.

A felicidade também desempenha um papel significativo na produtividade e na qualidade do trabalho. Por este motivo é importante entendermos sua necessidade dentro das organizações.

 

A importância da felicidade no trabalho

Segundo a Dra. Christine Carter, membro sênior do Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia, as pessoas muitas vezes confundem felicidade no trabalho (e na vida) com ligeiros momentos de gratificação. Ela explica que a felicidade realmente envolve a capacidade de acessar “uma ampla gama de emoções positivas”, incluindo a esperança, o otimismo, a confiança, a gratidão, a inspiração e a admiração.

Nic Marks, especialista no tema e CEO da Happiness Works, diz que a felicidade no trabalho se resume a três emoções positivas:

Entusiasmo – Um estado de alta energia que ajuda as pessoas a criarem e aproveitarem oportunidades. Também pode atuar para mobilizar os esforços deles mesmos e dos outros.

Interesse – Esta é uma “energia focada” que ajuda a nos comprometermos com tarefas que podem ser um desafio em curto prazo, mas que trazem benefícios de médio ou longo prazo.

Contentamento – Trata-se da “alegria” de ter conquistado algo, que pode nos fazer sentir mais motivados a executar as ações que irão repetir o sucesso no futuro.

De acordo com estudo da Robert Half, empresas bem-sucedidas têm colaboradores felizes e mais engajados, leais e criativos, em comparação às que reúnem colaboradores menos satisfeitos.

Há vários conceitos sobre “Felicidade no trabalho”, mas a mais próxima é: “Felicidade no trabalho é buscar a realização por meio da sua atividade profissional”.

A felicidade é uma experiência individual e não há uma “fórmula mágica” que funcione para todos.

Felicidade no trabalho é um ganha-ganha. Pessoas felizes e engajadas são mais saudáveis, mais produtivas, têm mais ideias e são mais propensas a contribuir além de suas responsabilidades, a ajudar os colegas e a chegar no horário; e menos propensas a abandonar as atividades ou ficar doentes. Essas pessoas são as melhores a se ter por perto, já que felicidade também é contagiosa. Então, se seu time é feliz, você e outros ao redor têm maior probabilidade de também serem felizes.

Pesquisas recentes mostram mais e mais caminhos que nos permitem aumentar a felicidade, nossa e dos outros. Muitos de nós gastamos uma grande porção de nossas vidas no trabalho, então, se a felicidade é boa para as pessoas e para os negócios e se você está numa posição que pode fazer a diferença, não seria uma boa hora para fazer isso?

 

Como promover a felicidade no trabalho

Simplesmente pelo fato de que a felicidade, inclusive a felicidade no trabalho, é subjetiva. Ou seja, a percepção varia de pessoa para pessoa, e depende de uma série de fatores que compreendem história de vida, habilidades, valores, aspirações, entre outros.

No entanto, algumas questões que interferem na felicidade vão além da esfera individual, como o ambiente profissional

Para alcançar a felicidade no trabalho é fundamental saber escolher a empresa que se vai trabalhar, gostar do que faz, realizar cada compromisso com amor e dedicação, e claro, ser reconhecido.

Pense sobre o que poderia acrescentar à sua maneira de liderar ou gerenciar. Isto não se refere a truques ou mágica. Trata-se de entender um pouco o que motiva as pessoas e as ajuda a tirarem o máximo de proveito do trabalho e da vida.

Segundo a Filosofia, existe uma fórmula para a felicidade, que é:

 

FELICIDADE = REALIDADE – EXPECTATIVAS

O dicionário Aurélio, conceitua felicidade como qualidade ou estado de feliz, bom êxito e por último de sucesso.

Perceba, que o dicionário conceitua a felicidade, como “bom êxito”, relacionando diretamente ao sucesso.

E sucesso é o que todos buscam em suas carreiras profissionais.

Alguns elementos importantes que podem ser fontes motivacionais que o estudo “Os Segredos das Empresas e Colaboradores mais Felizes”, realizado pela empresa de recrutamento Robert Half, elencou seis fatores que influenciam diretamente na felicidade do colaborador.

 

#1 Contratação adequada para o trabalho e a empresa, de acordo com a cultura de trabalho

#2 Empoderamento a partir da habilidade de tomar decisões de forma independente

#3 Sentimento de apreciação a partir do trabalho realizado

#4 Sentimento de ter um trabalho interessante e significado, a partir de uma visão compartilhada

#5 Sendo de justiça a partir de políticas claras e acessíveis

#6 Relações positivas no local de trabalho por meio de companheirismo e cooperação que podem resultar em felicidade.

 

Você já reparou que as pessoas rendem mais quando estão realizando algo que gostam? Ser feliz no trabalho, então, deve-se também as atividades que estão sendo realizadas e o quanto gostamos delas.

Portanto, quando você ver a oportunidade de dar uma ideia ou fazer algo que faz bem para você mesmo, simplesmente faça. Procure se sentir pleno e confortável durante a rotina. Dê sugestões e procure fazer o que gosta.

Não adianta correr atrás de um ambiente de trabalho perfeito, isso não irá acontecer. Contratempos e falhas existem, então, não existe o tal emprego dos sonhos. Todo lugar possui problemas.

Sendo assim, precisamos estar abertos a aprendizagem e adaptação. As pessoas felizes no trabalho reconhecem os pontos positivos e negativos de cada ambiente e sabem valorizar o que agrega ao seu dia.

Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é muito importante para o sucesso de uma empresa. Isso porque trabalhadores felizes tendem a ser mais produtivos, e os líderes precisam estar atentos a esse fator dentro de sua empresa.

 

Existe a felicidade no trabalho?

Para encontrar a felicidade no trabalho, você deve investir em sua carreira.

Descobrir qual é a profissão que quer seguir é o primeiro passo.

Se este texto fez sentido a você e deseja aprofundar a leitura, leia este artigo: https://rosemarthies.com.br/o-equilibrio-da-vida-como-base-para-tranquilidade-da-alma/

Depois disso, é preciso ir em busca de qualificação.

Se você não está encontrando este caminho, não está  conseguindo identificar o processo para sua felicidade e ou de sua equipe, estou aqui para somar forças com você, buscando este encontro e atingindo o propósito de sua empresa.
Entre em contato,  meu propósito é transformar pessoas.

 


Gostou do artigo, então compartilhe!

Veja também:

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments