Administrar o tempo equilibrando vida pessoal e profissional

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Administrar o tempo de forma equilibrada

Tempo é uma variável que não temos controle e não temos como recuperará-lo. Desta forma é muito importante ter um planejamento para que possamos administrá-lo de forma a aproveitar o máximo às 24 horas oportunizadas no dia para sua vida pessoal e profissional.

tempo

Hoje vivemos a sensação que um dia não está sendo suficiente para que possamos realizar todas as atividades que nos competem.

Será que estamos absorvendo tarefas demais? será que não estamos sabendo administrá-la corretamente? Precisamos colocar no papel tudo, mas tudo mesmo  que realizamos na vida pessoal e profissional para que possamos ver e analisar aonde está o gargalo do desperdício.

Como estou analisando o que é urgente, o que é importante e o que pode esperar.

Será que estou centralizando tarefas? Preciso delegar? mas e o medo de não realizarem bem? se ficar pensando assim, sempre terei macaquinhos, pesos nos ombros e não sobrará  horas para minha prática , descanso pessoal.

Será que estou aceitando tarefas que são incumbências de outras pessoas e eu como boazinha que sou, não sei dizer não? É preciso colocar no papel para ter uma melhor visualização da minha rotina, desta forma conseguirei me organizar e transferir o que não me compete.

Mudança de hábitos

Para iniciar uma nova vida, rotina, é preciso planejar seu dia, a agenda é a melhor forma de organização, organizar minhas atividades e conciliar vida pessoal e vida profissional, saber separar. É preciso para minha saúde ter momentos próprios, equilíbrio, exercícios.

Se  não cuidarmos da nossa vida , quem cuidará? a empresa mais importante é a vida, é preciso estruturá-la de forma que esta tenha um equilíbrio, saúde, prazer, harmonia.

Se eu não conseguir realizar esta prática, acabarei doente, estressado, não terei prazer nas atividades, na convivência no trabalho e vida pessoal.

Para empregar melhor o seu tempo você precisa gastá-lo nos lugares certos e para fazer as tarefas certas. Seu tempo deve estar relacionado ao conhecimento de suas prioridade e obrigações, bem como de sua agenda. Também não há que se pensar em priorizar somente a vida profissional, é preciso cuidar também de todas as outras áreas da sua vida.

Em resumo, fazer uma organização pessoal e administração do tempo, não significa encontrar maneiras de trabalhar mais, e sim fazer o uso inteligente do tempo que se tem. Logo, se você está decidido a adotar um gerenciamento de tempo pessoal eficaz para o seu cotidiano, coloque em prática as  dicas para melhorar sua gestão de tempo pessoal e tenha uma melhor qualidade de vida:

Dicas de como administrar seu tempo:

Revise sua agenda – identifique prioridades

Ao revisar sua agenda, divida o tempo que destina às atividades profissionais e realize-as com afinco, evite distrações na hora do trabalho, como redes sociais, e-mails pessoais e outras coisas que possam atrapalhar sua produtividade, como se estender nos cafezinhos e na hora de almoço.

Estabeleça horários para entrar e sair, bem como intervalos para refeições. Saiba dizer “não”, não aceite mais demandas do que pode absorver, negar uma solicitação com um argumento verdadeiro, melhora bastante sua produtividade e a qualidade do seu tempo.

Faça o mesmo com as atividades pessoais, não atenda telefonemas e responda e-mails de trabalho nos horários estipulados por você para atividades pessoais, exceto em casos pré-acordados com a empresa. Evite falar de trabalho, mesmo que seja em um happy hour com colegas da empresa.

Estabeleça horários para atividades físicas, momentos de lazer e estudo. Lembre-se de reservar momentos com a família, amigos, para realizar programas culturais, entre outros.

Use a tecnologia a seu favor

Você já dever ter tido a sensação que o dia ficou pequeno para suas atividades, mas não fique desanimado, comece o seu planejamento diário, use agenda física e ou eletrônica para auxiliá-lo a administrar seu tempo de forma que seja sempre muito produtivo. Caso contrário, quando retornas do trabalho,não conseguirá descansar, dormir, ficará estressado pensando no amanhã, nas suas atividades pendentes, nos relatórios que não entregou, nos prazos, enfim, são tantos compromissos pessoais e profissionais. O tempo não mudou, o dia tem 24 hs e você que não está usando este de forma adequada e prejudicando sua saúde e talvez de sua equipe, sua família. Repense e refaça sua agenda, delegue, arrisque, sua saúde agradecerá.

Relaxe

É importante que tenhas um tempo para você, meditar, caminhar, ler, rir, colocar o pé no chão, passear, cuidar das plantas, curtir a família. Quando estamos em harmonia com o nosso EU, tudo ao redor se torna mais prazeroso. Invista em você, seja feliz todos os dias.

Seja organizado

Para podermos aproveitar o tempo, é necessário que sejamos organizados na vida pessoal e profissional. Se iniciou tarefas, conclua. Não deixe pela metade suas atividades. Seja persistente. Cuide do seu ambiente pessoal e do trabalho. Com tudo no seu devido lugar, será mais fácil localizar o que precisa e não ficará perdendo tempo procurando. Cuide de sua identidade como pessoa e como profissional, as pessoas gostam de conviver com pessoas organizadas. Não deixe para o depois o que podes fazer agora. Seu tempo custa dinheiro e se deixar ele passar sem produtividade, não terás como recuperar.

Para aperfeiçoar o seu aprimoramento na gestão do tempo, leia:https://rosemarthies.com.br/planejamento-para-um-novo-ano-vem-2019/

 


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