Mercado de trabalho, como chamar a atenção pelas competências

Gostou do artigo, então compartilhe!

Mercado de trabalho: quais são as qualidades essenciais para manter-se selecionado.

mercado de trabalho

Sabemos que o mercado de trabalho está em constante transformação. Desta forma, os colaboradores precisam acompanhar esta mudanças . Certamente, para que possam estar empregados e sentirem-se integrados com o crescimento e propósito da(s)  empresa(s) que sobrevivem as mudanças no mundo globalizado de hoje.

Nada é permanente e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e necessitando de profissionais com qualidades mais aprimoradas. Aliás o que se sabe ao certo é que a mudança é a palavra permanente em nossa vida.

Antes o que  levava décadas para se transformar, agora pode se tornar obsoleto em poucos meses. Isso acontece no mercado de trabalho atual graças às novas tendências e tecnológicas inseridas na sociedade.

Dessa forma, aqueles que não estão preparados para acompanhar essas transformações, podem ficar para trás e perder vantagem competitiva diante dos concorrentes. Seja profissionais procurando um novo emprego, como empresas buscando novos talentos.

Com tantas mudanças, o trabalhador de hoje precisa encontrar seu lugar nesse “novo mundo” se quiser ter um amanhã na carreira.

“É necessário que esse novo colaborador seja capaz de se adaptar rapidamente ao avanço tecnológico e maneiras de trabalhar e, além disso, seja responsável por sua carreira”, diz o consultor e Coach Executivo Carlos Cruz. Isso porque a ideia antiga de que a carreira dependia somente da empresa está ficando para trás.

Mudanças no mercado de trabalho

Para lidar com o mercado de trabalho, daqui a algum tempo, é necessário ter jogo de cintura. O consultor sugere que as pessoas invistam no autoconhecimento. “É bom parar para refletir sobre nossos passos no mercado profissional, levantar conquistas e necessidades e avaliar o que pode ser melhorado”.

O conhecimento tradicional e a formação serão cada vez mais valorizados, portanto, invista em você. Dessa maneira, não espere a empresa abrir um programa de benefícios . Faça  o seu marketing pessoal, mostre que tem vontade de crescer e pode contribuir para a melhoria da empresa.

Conforme Amir El-Kouba, professor de gestão de pessoas em MBAs da Fundação Getulio Vargas/Faculdade IBS e consultor empresarial, logicamente que a experiência profissional continua sendo extremamente importante. Mas, isoladamente, não é mais suficiente.

Em suma, agora, o profissional precisa se capacitar para aumentar sua visão tanto para dentro como para fora da empresa. “Tem de ir além da sua excelência e do comprometimento com seu processo de trabalho, percebendo a interdependência entre as suas atividades e a de outros profissionais e processos dentro da organização, com efetivo impacto no negócio.”

O professor alerta que o profissional com anos de carreira precisa, também, estender sua visão para além das paredes da empresa, para um cenário externo competitivo e em constante mudança na vida das pessoas. “Para conseguir essa nova condição, tem de transcender ao exercício profissional puro e simples.

Este novo mercado exige, além da experiência profissional, uma boa capacitação e aperfeiçoamento técnico. Uma enorme competência emocional e uma visão estratégica que permita o alinhamento entre aquilo que ele faz como profissional com aquilo que ele é como ser humano.”

Complementando o texto, leia também:https://rosemarthies.com.br/como-se-destacar-nas-empresas/


Gostou do artigo, então compartilhe!

Deixe um comentário

avatar