Planejamento para um novo ano, venha 2019.

Gostou do artigo, então compartilhe!

Planejamento para um novo ano, como iniciar com clareza as metas?

A cada virada de ano, um novo planejamento deve ser realizado. Estabelecemos para nós mesmos metas de todos os tipos – pessoais, financeiras, amorosas, profissionais, familiares, entre outras. Certamente o desejo de progredir está intrinsecamente ligado ao alcance de objetivos e, por essa razão, é muito importante se desafiar constantemente para jamais estagnar no lugar comum. Você já projetou seu planejamento 2019?

planejamento 1

Iniciamos 2019, momento de revisar 2018 e reparar o que ficou pendente, dando continuidade a novos e ou pendentes projetos.

A princípio como fazer isto ? Refaça a trajetória do ano anterior , reveja sua linha do tempo e refaça seu Planejamento. Pense mês a mês o que fez, o que ficou pendente, o que poderia melhorar, quais são os seus projetos, seus sonhos. Depois de concluída esta etapa e reavaliado suas ações, projete seu futuro e suas premissas, mas faça estas de acordo com o seu potencial e que sejam possíveis de concluir. Não projete o que não depende de você; caso contrário irá causar novas frustrações e ou pendências de atingimentos e repassará para novo ano. Desta forma irás sempre estar empurrando com a barriga, como dizem em termo cotidiano.

Você poderá realizar algumas ferramentas que poderão auxiliar nesta caminhada da construção do seu planejamento:

Ferramentas a indicar:

temos a Matriz SWOT ou o ciclo PDCA.

Uma revisão usando a Matriz SWOT é sempre válida. Essa metodologia que analisa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) costuma trazer insights muito positivos para realizar mudanças.

Primeiro, você precisa estabelecer qual problema ou demanda de gestão pretende resolver. Para esse método funcionar, você deve escolher um problema por vez. Após analisar os pontos dois primeiros pontos (forças e fraquezas), olhe para o ambiente externo, aquilo que você não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as oportunidades. Por último, veja quais são as ameaças que o novo cenário pode apresentar, tudo o que puder afetar negativamente seus objetivos.



Dessa forma, escreva tudo que gostaria de realizar, mesmo que pareça um sonho impossível para o momento. Agora é hora de fazer um “brainstorm” e colocar todas as ideias que forem surgindo.

No planejamento das empresas se usa o ciclo PDCA, (planejar, dirigir, controlar e ajustar) que poderá também ser utilizado para nova vida pessoal; pois a maior empresa é a nossa VIDA.

Dessa maneira, coloque seu planejamento pessoal em um lugar que você possa estar sempre visualizando, reforçando suas metas, seus planos, onde poderá consultar com frequência, e lembre-se também de ser grato por cada aprendizado e por cada etapa que for cumprida com êxito. Comemorando seu sucesso na caminhada que estás projetando.

Organize as ideias e trace suas metas

Assim, agora que já listou tudo o que queria, chegou a hora de filtrar e focar naquilo que realmente seria uma prioridade. Leve em consideração 5 aspectos na hora de traçar suas metas por meio  da metodologia SMART.

S (Específico): Sua meta deve ser bem específica. Destaque o que deseja alcançar com ela e como ela será alcançada.

M (Mensurável): Se não pode medir, então não tem como gerenciar. Sua meta deve ser mensurável e deve estar alinhada com o resultado esperado, o tempo que será necessário para alcançá-la e se será possível saber quando ela será cumprida.

A (Atingível): Seja realista. Trace metas possíveis de serem cumpridas dentro da sua realidade de vida. Sonhe com os pés no chão e trabalhe com os recursos que você possui.

R (Relevante): Para que seus objetivos sejam relevantes, eles precisam estar de acordo com seu propósito de vida. A meta deve impactar de forma positiva a sua vida e das pessoas ao seu redor.

T (Temporal): Uma meta que não tem prazo, dificilmente será cumprida. Prazos ajudam a transformar a procrastinação em ação! Crie um senso de urgência e defina datas para cada meta.

Após esta leitura que instiga você a traçar, escrever, projetar seus sonhos, suas metas, então mão na massa para começar o ano com muitas realizações. O mundo está em movimento e não podemos ficar esperando que tudo aconteça sem agirmos por iniciativa na busca do que o mercado exige de um profissional de sucesso.

Complemente sua leitura e aprendizado como  texto: https://rosemarthies.com.br/como-voce-valoriza-o-seu-minuto-de-vida/

Enfim, A vida é curta ou não – depende da forma como ela é vivida. Evite chegar ao seu final lamentando não ter feito coisas que gostaria muito.


Gostou do artigo, então compartilhe!

Deixe um comentário

avatar