Ganância ou ambição, qual prevalece em você?

Gostou do artigo, então compartilhe!
  • 2
    Shares

Ganância um sentimento que cega

A ganância cega as pessoas. Sabemos que quando não existe equilíbrio, onde tudo é demais ou de menos é prejudicial. Estamos vendo a ganância prevalecer: no poder na política, na ganância do dinheiro, nas corrupções, ganância do espaço degradando a natureza, ganância do pensamento desejando que todos pensem iguais, ganância do Ter em vez do Ser.

lucro

A ganância, que também é conhecida como avareza, é a tendência a ser egoísta, mesquinho e a querer tudo para si mesmoUma pessoa gananciosa vai querer ter mais do que é necessário ou merecido, sobretudo quando se trata de dinheiro, riqueza, alimentos ou outro tipo de posses. A ganância é também conhecida como avareza.

Entretanto o equilíbrio se faz necessário, o repensar, o ver o outro de outro olhar, como pessoa, com ser, como você. Todos temos ideias, pensamentos, vontades, desejos, atitudes. Precisamos hoje ter mais tolerância, aprender a ouvir a observar.

Mas, nessa “corrida” rumo ao tão sonhado “sucesso”, em que ponto deixamos de ser ambiciosos para nos tornarmos “gananciosos”? Qual é o limite onde a ambição, passa a se tornar ganância?

Se analisarmos sobre o significado dessas duas palavras, em diversas fontes, podemos chegar às seguintes definições:

Diferença entre ambição e ganância

Ambição: obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sucesso; pretensão. Expectativa em relação ao futuro, aspiração, determinação, vontade.

Ganância: vontade de possuir tudo que se admira para si próprio. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo especialmente por dinheiro e poder, podendo levar as pessoas a corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar, chegando até ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. Muitas vezes é confundida com ambição.

Dessa forma, como citado acima ambição é positiva, uma forma de chegarmos a nossas metas, mas sem passar por cima das pessoas. Atingir o sucesso por seu mérito, por seu esforço.

Quanto a ganância é negativa; pois anda pelos caminhos tortuosos, pela falsidade, pela trapaça. Este sentimento que  predomina o que deseja chegar rápido ao seu trono sem ter o esforço e tempo necessário para o aprendizado.São tantas ganâncias que sufocam os que não sintonizam nesta frequência.

Em resumo: temos tanto, poderíamos dividir espaços, pensamentos, conviver harmoniosamente, aprender juntos, respeitar o outro, a sua opinião, o Ser do outro; mas não, o Ser Humano é ganancioso, o eu é o mais importante, pensar somente em si.

É natural e até saudável, termos ambições na vida, nas mais diversas áreas.

Prejuízo da ganância

Certamente a ganância mata os mais nobres sentimentos humanos, como a verdade, o respeito e o amor e leva a práticas condenáveis. Quem não conhece a história do apóstolo Judas Iscariotes, que entregou Jesus aos sacerdotes judeus por 30 moedas de prata? Sua sede de riqueza não teve limites, como não tem limites o que fazem os filhos que se apossam, antes da hora, de bens que com sacrifício os pais acumularam, e o que fazem governantes e políticos com dinheiro público.

O desejo de melhorar em todos os aspectos da nossa vida, é o que nos move a seguirmos em frente, a estabelecermos um processo de aprendizado constante e melhoria contínua, e isso é muito bom!

Portanto quando partirmos para outro plano não levaremos nada material, somente espiritual. As atitudes, os exemplos que deixaremos para seguirem, para inspirar. Estes serão os que irão nos marcar como pessoas do bem ou do mal.

Será que é mais importante TER do que Ser?

Certamente temos que ter ganância sim, mas  de ajuda ao próximo, pela paz, pela harmonia, pelo conhecimento, pela união dos povos, pela compreensão das pessoas, pela tolerância. Essa ganância sim, nos fará bem.

De tal forma, para reforçar o tema , leia também:https://rosemarthies.com.br/a-inveja-e-seus-lados-da-vida/

Reflita e repense seus pensamentos e atitudes.


Gostou do artigo, então compartilhe!
  • 2
    Shares

Deixe um comentário

avatar